sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dois buracos negros (recapitulando)

Já está no ar o episódio 16 de Voz Guia.



Até agora, o que aconteceu foi mais ou menos isto:

1
Um dia o escritor Raúl Morais acorda cego. Ana, a mulher, e António, o filho, já saíram de casa. Não há ninguém ali para o ajudar. O que é que ele vai fazer? Ligar a alguém? Pedir socorro? Será que consegue, sequer, fazer uma chamada de telemóvel?

2
António leva o pai pelo braço até a sala. Põe as notícias no rádio. É o dia histórico da queda do governo mas Raúl não consegue interessar-se. E, ainda por cima, depois dá música clássica ou, ainda pior, contemporânea. Raúl sente-se a enlouquecer. Se, ao menos, pusessem jazz…

3
Raúl ouve, pela vigésima vez, as notícias dos ataques terroristas de Paris. Ana e António querem levá-lo a dar um passeio. Raúl não tem a certeza, mas o ar da cidade anima-o. Por um momento, a família diverte-se de novo, como dantes. E depois o escritor regressa à vida real.

4
Raúl começa a ouvir o audiolivro “A flor falsa”, de Sam C. Whatson. Não gosta de ficar em casa, sozinho, a seguir ao almoço. O Presidente decide-se finalmente: há governo! Ana guia Raúl até ao quarto.

5
Kobe Bryant, a super-estrela da NBA, anuncia o final da carreira com um poema. Raúl pensa nisto enquanto conversa com Ana, à noite. Esta tenta convencê-lo a continuar a escrever. Entretanto,  secretamente, Raúl faz um pedido ao deus do Olhar.

6
José Guardamontes, editor e amigo, visita Raúl em casa. É a primeira vez que estão juntos desde que o escritor ficou cego. Falam de política internacional e intolerância. Guardamontes desafia o amigo a escrever. Raúl desconfia de ser um plano combinado com Ana.

7
Ana atualiza a biografia de Raúl para a reedição do romance “Carregar nas aspas”. Raúl responde torto. A mulher refere também a notícia de despedimentos no jornal Público. Enquanto isso, António joga um jogo de vídeo com muitos tiros e explosões chamado ADAPT. É isto ser feliz?

8
A caminho de casa dos sogros para passar o Natal, Raúl tem um sonho estranho. Numa Síria feita de restos e ecos, uma mulher misteriosamente grávida foge de bombas que caem do céu. Há  controlos de passaporte, um mendigo sinistro, um Yoda que fala espanhol. É Natal?

9
A família Morais vai para um hotel do Douro, para a passagem de ano. Uma banda toca música de hotel e Ana puxa o marido para a pista. "Strangers In the Night." Raúl pensa demais enquanto dança. Tem um só pedido para o futuro que começa já em 2016.

10
Deitados na cama, sem roupa, a meio do dia, Ana e Raúl falam de várias coisas e também das eleições presidenciais. Ana imita a voz do marido e este irrita-se. Acabam num beijo bastante descarado que faz Raúl querer voltar a escrever.

11
Raúl continua a ouvir o audiolivro “A flor falsa”, de Sam C. Whatson. Sozinho, sentado à secretária, tenta distrair-se com aquela história inglesa, mas é difícil. A morte de David Bowie, os olhos de David Bowie, levam-lhe o pensamento para outros lados.

12
Raúl vai para a cozinha entreter-se com os sons das traseiras. António vem ter com ele. Conversam sobre as presidenciais (o candidato da televisão?) e a área de estudos de António (ciências ou cinema?). Raúl é contra a televisão e a favor da imaginação.

13
Ana e Raúl vão à Piscina Olímpica de Chelas assistir à prova de 50 metros livres de António. Falam de hipóteses de férias de verão. Na cabeça do escritor confunde-se a piscina, o Mediterrâneo cheio de refugiados em perigo e uma cena de um filme antigo de Nanni Moretti.

14
António ensina o pai a funcionar com o novo gravador digital. Raúl diz-lhe para não contar nada à mãe. Imagina um homem como ele mas capaz de ver, num mundo tomado de incógnitas e mosquistos. Uma história violenta, com um filho morto e uma vingança. Irá gravá-la?

15
Raúl pensa no silêncio de Ana na noite passada. António conta ao pai informações sobre o carnaval: de onde vem a palavra, que tipos de festas há em diferentes lugares. Raúl percebe que o tipo de silêncio da mulher era de quem está ao telemóvel. "Carnaval" vem de “carne"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário