terça-feira, 22 de dezembro de 2015

E se um dia acordássemos cegos neste mundo de imagens?

Voz Guia é a história do escritor Raúl Morais misturando-se com a História do mundo.
Dá todas as quintas-feiras, às 21.20h, na Antena 3. Mas também é possível ouvir aqui, a qualquer hora



Acho que isto é a minha maneira de desejar Boas Festas.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cantona no Benfica?

Se eu fosse poeta, ontem tinha escrito um poema chamado "O dia em que cumprimentei Eric Cantona". Uma daquelas personagens estranhas, contraditórias, maiores que a vida, cada vez mais raras.
Talvez fosse boa ideia o Benfica aproveitar as andanças lusas do astro francês e convidá-lo para Bardo do Balneário. Se há alguém capaz de inspirar os artistas do Glorioso, é ele.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Hoje, às 21.20h, na Antena 3, há mais Voz Guia

E dá sempre para ouvir aqui.

                                                                       (imagem de livro bordado, da série "Avessos Encadeados", de Lourdes Castro)

Rir e pensar ao mesmo tempo?

Grande cena, uma peça que tenho estado a escrever "em tempo real" para o Teatro Oficina, estreia dia 28 de janeiro no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, com encenação de Marcos Barbosa. Nos ensaios dá para pensar e rir ao mesmo tempo — e quando a coisa estiver sob as luzes tremendas do teatro?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Em Ponta Delgada, nos Açores, debaixo de um temporal

Talvez seja este o lugar certo — aqui onde é possível estar, ao mesmo tempo, nas nuvens e com os pés bem assentes no chão — para dar um viva ao acordo do clima.

sábado, 12 de dezembro de 2015

A crise do jornalismo é um buraco na cidade

(A propósito do "programa de rescisões voluntárias" no jornal Público.) Temos de encontrar rapidamente um modelo que permita fazer jornalismo a sério para o nosso tempo. Não sou nenhum especialista, mas acho que isso passa pelo equilíbrio ótimo entre ideias fortes e rigor à prova de bala, ousadia e seriedade. Um jornal hoje tem de ser, à cabeça, a afirmação clara de um ponto de vista sobre tudo, um modo único de olhar o dia-a-dia do mundo. Não concordam? E por onde é que começamos?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Enquanto o mundo se complica

No sexto episódio de Voz Guia, o editor vai visitar o escritor. 
É às 21.20h, na Antena 3. Ou, a qualquer hora, aqui.

 

O céu de Lisboa

Só percebi a célebre canção do mestre branco que fala da resposta soprada pelo vento quando a ouvi na voz do mestre negro. Só vi Telegraph Avenue em Berkeley quando evoquei as palavras do poeta brasileiro sobre o tempo que por lá passou. Só o céu da minha cidade não tem tradução, não pode ser mudado para nada, não cabe em lado nenhum e muito menos aqui.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Às vezes, é bom dizer o óbvio:

Tempestade na Europa

A propósito das eleições francesas, Ian Traynor traça, no Guardian, o retrato assustador da Europa de hoje. Termina dizendo que cabe agora à Alemanha e a Angela Merkel segurar o barco. 
O problema é que grande parte da divisão, do ressentimento e da fragilidade que hoje se sente na União tem origem nas vistas-curtas da chanceler e do seu ideólogo-mor. Aqui chegados, a "âncora" alemã é só uma tentativa de negação da "tempestade". Não, a única via é avançar com um novo barco: uma democracia europeia digna desse nome. 

O campeonato da alegria já cá canta

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Voz Guia: o escritor Raúl Morais faz um pedido


Dá hoje, às 21.20h, na Antena 3, o quinto episódio de Voz Guia. A história de um escritor cego num mundo tão cheio de imagens.
É possível ouvir tudo aqui

It's not neorealism, it's journalism

This morning, in Cais do Sodré (Lisbon, Portugal, Europe), a white-haired man in a gray suit was rummaging through the garbage.

Não é neorrealismo, é jornalismo

Esta manhã, no Cais do Sodré (Lisboa, Portugal, Europa), um homem de fato cinzento e cabelo branco vasculhava o lixo.